Wing Chun Kung Fu DVD Video aulas CE RS TO PR CE MT ES BA MG BH
Kung fu Wing Chun Video aulas Curso de Ving Tsun Sifu Monnerat
Copyright © 1997 / 2011 - MOY KA WING CHUN SOCIETY  - Todos os direitos reservados  - Mantido por Criação de Sites Niteroi RJ
Veja mais:
Moy Ka Wing Chun Kung Fu Society e MOYKAONLINE are hosted in the USA
Muk Yan Jong - Boneco de Madeira do Ving Tsun Kung Fu com Sifu Monnerat
DVD Wing Chun, Videos de Kung Fu, Livros de Kung Fu, Videos de Wing Chun, Aprendizado a distancia
www.livrosdekungfu.com.br
Compre o seu ebook
Kung Fu Wing Chun Livros DVD Video aulas Ving Tsun
DVD Kung Fu Wing Chun, Livros de Kung Fu, Video aulas de Ving Tsun  RS TO BA MG BH RJ SP PR
Sociedade da Flor de Jade
Continuação...  Genealogia do Sistema Wing Chun

Do nosso Passado até Sifu Monnerat (Moy Ka Lai To)








                          3ª Geração - WONG WAH BO





Wong Wah Bo representa a terceira geração de ancestrais da nossa linhagem.
Nascido de uma família oriunda da Vila de Guolo (Gulao) distrito de Hoksan (Heshan), província de Kwangtung (Guangdong), Wong Wah Bo começou a prática de kungfu desde muito jovem, antes inclusive de ser iniciado em yuet gahk (ópera cantonesa).

A ópera cantonesa tem sua origem no século XII, quando a ópera era apresentada em teatros públicos de Hongchow (Hangzhou), então capital da dinastia Sung do Sul.
Naquela época, havia uma forma de teatro chamada ou nam hei (“ópera” do sul), cuja verdadeira origem da yuet gahk pode ser traçada.

Minha afirmação vem do fato de centenas de milhares de imigrantes, devido a fundação da Dinastia Yuan (1278-1368) terem trazido para a província de Kwangtung (Guangdong) o nam hei com uma série de inovações, - destacando-se os papéis especializados tais como saung (masculino), deng (feminino), ging (rosto pintado) e outros -, que vieram a caracterizar o yuet gahk.

Talento natural e prática adequada propiciaram que Wong Wah Bo tornasse um especialista no mais valorizado de todos os papéis: o de mo saung (guerreiro masculino).

Segundo Yuen Jo Tong, neto de Yuen Kay Shan, discípulo de Ng Chung So e companheiro de prática de sitaigung, o talento de Wong Wah Bo atraiu a atenção de Leung Bok Toa, um apreciador de yuet gahk.
Após Wong tomar conhecimento da fascinante história de Leung Bok Toa, ele passa a manifestar interesse pelo kuen sut cujo conhecimento este era detentor.
Finalmente, Leung decide tomá-lo como discípulo.

Essa decisão foi tomada ao perceber que sua excelência artística era resultado de sua virtude moral, uma vez que ele era considerado o Daisihing (Grande Irmão-mais-velho) do Keng Fah Wui Kwun (Sociedade da Flor de Jade).
Segundo meu sigung Moy Yat, esta entidade fundada em Futsan (Foshan) tinha como propósito treinar e dar assistência aos artistas de ópera cantonesa.

Para seus espetáculos itinerantes, o Keng Fah Wui Kwun fazia uso de juncos pintados de vermelho que passaram a ser chamados de Hung Suen (Junco Vermelho).
A capacidade de deslocamento destas embarcações para diversas localidades aproximou esta companhia de ópera do movimento revolucionário, atraindo para sua trupe patriotas, cujo desejo era restaurar a Dinastia Ming (1368 - 1644) que havia sido derrubada pelos manchus.

Foi nesse contexto que Wong Wah Bo conheceu Leung Lan Kwai, um filho de família abastada que havia se tornado um revolucionário.
Admirado com o caráter determinado de Lan Kwai, Wah Bo decide tomá-lo como discípulo formal, preparando-o para preservar o legado do nosso moonphai. 





LiveZilla Live Help